O Instituto Oi Futuro oficializa nesta segunda-feira a devolução do Palacete Dantas e o Solar Nabona à Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Em março do ano passado, por meio de protocolo de intenções assinado com o governo estadual, o instituto havia acordado a instalação de seu centro cultural em Belo Horizonte nos imóveis que integram Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
Leia Mais
Peça centenária é devolvida e retorna ao Palacete DantasInstituto Oi Futuro ganha nova sede e passará a integrar Circuito Praça da LiberdadeEm 2007, o Oi Futuro inaugurou seu centro cultural na Avenida Afonso Pena, no Mangabeiras, Centro-Sul de BH. Dois anos depois, o Teatro Klauss Vianna, no mesmo endereço, foi reinaugurado, além de abertas duas galerias e um auditório para cinema. Porém, em 2014 o centro cultural foi fechado para dar lugar à nova sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A retomada das atividades do Klauss Viannas vem sendo negociada com o TJMG.
O Palacete Dantas, tombado pelo patrimônio histórico de Minas Gerais, foi construído em 1915 em estilo neoclássico. O prédio, que é vizinho ao Palácio da Liberdade e ao Palácio Cristo Rei, sede da Arquidiocese de Belo Horizonte, abrigou a família do engenheiro José Dantas, que assinou o projeto junto com o também engenheiro e arquiteto Luiz Olivieri.