Parte da vida pessoal e política do ex-presidente Itamar Franco ficará exposta e aberta à visitação pública em Juiz de Fora a partir desta semana em um memorial que foi construído em Juiz de Fora. O Memorial da República Presidente Itamar Franco será inaugurada nesta segunda-feira, às 20h, com uma solenidade no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). Fruto da incorporação do Instituto Itamar Franco à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o memorial guarda um patrimônio rico em documentos, imagens e objetos que permitem um recorte da trajetória política do juiz-forano tanto no Brasil quanto no exterior.
Quem visitar poderá conhecer a vida do mineiro desde o nascimento, primeiros passos em juiz de Fora e toda a carreira política. Além de móveis, objetos pessoais e homenagens que Itamar ganhou ao longo da vida, um dos destaques do museu é o fusca azul-celeste conversível, usado por ele na reinauguração na linha de montagem do modelo, em agosto de 1993, e que foi comprado por ele.
O acervo inclui a biblioteca particular do político, com significativa hemeroteca, que foi doada à universidade em 2008, quando a instituição passou a geri-lo. O material foi acondicionado em espaço físico específico para o estudo necessário à construção do museu. Com mais de 815 metros quadrados, o projeto privilegia a arquitetura dos anos 60 e tem exposições e salas de pesquisa.
O site da instituição já está no ar. Para visitar, clique aqui.