Passageiros da linha de ônibus 5503A (Goiânia A), que liga o Bairro Goiânia, Nordeste de Belo Horizonte, ao Centro da capital mineira, começaram a usar nessa terça-feira um ônibus de fabricação chinesa 100% movido a energia elétrica. Foram oito viagens com percurso de 22 quilômetros cada e duração de cerca de uma hora que convenceram a população, segundo o motorista Leandro Carlos Galdino, 30 anos, que foi o responsável por conduzir o coletivo em todas as viagens, e passageiros ouvidos pela reportagem. Segundo a BHTrans, ainda não há uma previsão de incorporação desse tipo de veículo na frota do transporte público de BH, mas, se os testes confirmarem a expectativa da empresa, é possível que no futuro o novo modelo seja homologado e vire realidade nas ruas de Belo Horizonte.
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Ônibus elétrico começa a circular nesta terça-feira em Belo HorizontePrefeitura de BH fará novos testes com ônibus elétricoVeículo elétrico e que não emite poluentes começa a ser testado no trânsito de BHBHTrans inicia testes com ônibus elétrico em linhas do transporte suplementarTestes com ônibus elétrico do serviço suplementar começam nesta sextaTarifas de ônibus em BH e na região metropolitana sobem a partir de domingoDois motores são acoplados nas rodas traseiras e possuem uma autonomia de 250 quilômetros. As baterias são compostas de fosfato de ferro. Somando as oito viagens do dia, a previsão de rodagem ontem era de 176 quilômetros, antes da recarga que seria feita na garagem da empresa. No painel, o condutor tem as informações da quantidade de bateria disponível, da mesma forma que ocorre com os celulares e outros dispositivos tecnológicos. São 240 cavalos de potência. “Chega a ser até mais forte do que os convencionais a diesel. Não tem marchas, nem arranques bruscos nem trancos, o que garante um conforto maior à viagem”, completa Leandro.
Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belo Horizonte (Setra/BH), o ônibus elétrico vai rodar durante 15 dias na linha 5503A, depois roda por mais duas semanas na linha 9105 (Nova Vista/Sion). O procedimento será repetido mais uma vez, totalizando 60 dias de testes, sendo um mês em cada itinerário. De acordo com o gerente de Permissões da BHTrans, Reinaldo Drumond, após os testes a empresa que comanda o trânsito e os transportes na capital vai avaliar se o modelo é viável. “Queremos saber se ele tem condições de se adequar à realidade de BH. Se consegue transportar na velocidade operacional satisfatória, como se comporta quando está carregado e o desempenho nas ladeiras da cidade”, afirma o gerente. Caso seja aprovado nessa fase, a segunda etapa será a discussão sobre a viabilidade econômica, para só depois serem iniciadas discussões que podem abrir as portas do transporte público de BH para os modelos elétricos.