(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pagamento antecipado até 20 de janeiro pode aliviar alta do IPTU em Belo Horizonte

Contribuintes que pagarem integralmente ou anteciparem duas ou mais parcelas até 20 de janeiro terão desconto de 7%. Imposto, no entanto, teve reajuste de 10,71% para o exercício de 2016


postado em 29/12/2015 15:38 / atualizado em 29/12/2015 16:34

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), referente ao exercício 2016, em Belo Horizonte, poderá ser pago com desconto de 7%, se quitado integralmente até 20 de janeiro. Também terá o benefício quem decidir antecipar duas ou mais parcelas do imposto. A decisão foi convalidada pelo Decreto 16.184, publicado em 24 de dezembro.

O desconto pode ser uma forma de aliviar o impacto no reajuste de 10,71% em relação ao exercício de 2015, estabelecido com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E). As guias começam a ser enviadas na próxima segunda-feira e, conforme a prefeitura, até 16 de janeiro todas já devem ter sido entregues. Mas só servem para o pagamento à vista. E, inclusive trarão impresso o desconto.

Os proprietários de imóveis também poderão contar com créditos do programa BH Nota 10 e os clubes terão descontos relativos ao programa Esporte para Todos.

SEM DESCONTO Caso o contribuinte opte por não pagar com desconto, deve esperar por uma nova guia que será enviada em fevereiro e meses seguintes. O vencimento das parcelas ocorrerá sempre no dia 15 ou dia útil subsequente.
Também é possível retirar as guias pela internet. Estarão disponíveis para consulta e impressão a partir das 14h desta quinta-feira no site da prefeitura (www.pbh.gov.br/iptu2016).

ARRECADAÇÃO A previsão de arrecadação é de R$ 1,2 bilhão. Dinheiro que, segundo a prefeitura, será destinado à realização de obras, serviços em saúde, educação, lazer, mobilidade, manutençã e investimentos na cidade. Belo Horizonte em 776.606 imóveis. Destes, 104.271 são residenciais e têm valor venal inferior a R$ 56.249,90. Por isso, estão isentos do imposto.

ATENDIMENTO A partir da próxima segunda-feira, começa o atendimento especial para o esclarecimento de dúvidas e pedido de revisão do valor do imposto no BH Resolve (Rua dos Caetés, 342, Centro), das 8h às 18h e nas sedes das administrações regionais: Barreiro (Rua Flávio Marques Lisboa, 345) e Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 1.055), das 8h às 17h.
Uma novidade neste ano é o atendimento agendado, sendo possível marcar dia e hora para o atendimento pelo www.pbh.gov.br/iptu2016.

Nos postos de atendimento são prestados os seguintes serviços: emissão de segunda via das guias 2016, emissão de guia de dívida ativa, alteração de endereço, abertura de processo de revisão do IPTU, esclarecimento de dúvidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)