Um grave acidente entre um micro-ônibus, dois veículos de passeio e um caminhão matou uma pessoa e deixou outras 10 feridas na tarde deste domingo na BR-135 em Augusto de Lima, na Região Central de Minas. Por causa da sequência de batidas, que segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi causada por uma ultrapassagem irregular, a pista está totalmente fechada desde 14h. O congestionamento no local já chega a mais de 25 quilômetros.
Levantamentos feitos por equipes da PRF indicam que a primeira colisão envolveu um ônibus e um caminhão. Um dos veículos, que não foi informado, tentou uma ultrapassagem irregular. Por causa disso, os dois bateram de frente. Com o impacto, o caminhão tombou. O ônibus acabou atingindo de frente um carro e depois tombou. Na sequência, um outro veículo de passeio acabou batendo na lateral do automóvel.
Também na BR-135, pela manhã, um acidente no km 613 entre um Uno, um Palio Weekend e um caminhão deixou seis pessoas feridas em estado grave. Elas foram levadas para o hospital Imaculada, em Curvelo. Os veículos de passeio têm placa de Vespasiano e Pedro Leopoldo e o caminhão é de Atibaia (SP).
Volta do feriadão
O movimento nas estradas de Minas começou cedo neste domingo, por causa da volta do feriado prolongado. O fluxo de veículos é intenso na chegada de Belo Horizonte, sem registro de acidentes. Segundo a PRF há retenções no treveo de Caeté, no trevo de Itabira e na região de São Gonçalo.
Desde esse sábado à tarde e durante a madrugada deste domingo houve pontos de lentidão em todo o trecho que liga Belo Horizonte a Vitória, principalmente próximo a João Monlevade. Outro trecho já complicado no fim da tarde do sábado foi na BR-040, entre Sete Lagoas e Belo Horizonte.
No outro sentido da 040, que liga a capital ao litoral do Rio de Janeiro, também no sábado já havia momentos de retenção na altura do poste de pedágio, em Itabirito. E no início da tarde deste domingo, a movimentação se intensifica. Na Praça de Pedágio 11, em Barbacena, o trânsito ficou muito lento no sentido Rio/Belo Horizonte e motoristas precisam ter bastante paciência devido às longas filas formadas para atravessar as cabines. Choveu em vários trechos da estrada que liga a capital mineira ao litoral fluminense.
Também próximo ao pedágio no município de Conselheiro Lafaiete, no início da tarde deste domingo, havia cerca de dois quilômetros de congestionamento. A Via 040, concessionária responsável pela administração da estrada, informa que as praças de pedágio estão funcionando com a capacidade máxima, com todas as cabines operando e, inclusive, funcionários trabalhando em turnos extras.
Dois acidentes foram registrados na rodovia no sentido contrário do fluxo: Belo Horizonte/Juiz de Fora. Por volta do meio-dia, um veículo capotou no Km 727, município de Oliveira Fortes, próximo a Barbacena. Quatro pessoas foram socorridas. Uma faixa ficou interditada, mas o fluxo era livre, sem retenções no local.
Já no Km 602, próximo a Itabirito (território de Ouro Preto), por volta das 12h20, houve uma colisão traseira, que deixou duas pessoas feridas. Não há interdições no local por enquanto.