O socorrista Tadeu Maciel gravou pelo celular um recado para os que praticam esse tipo de imprudência: "Você que passa trote, pense duas vezes. Por favor, pela vida de outros e até de um parente seu. Você não sabe quem está acidentado".
O trote foi registrado domingo pelo Corpo de Bombeiros por volta das 15h30. A chamada pedia por socorro para resgatar um veículo que teria capotado e caído em uma ribanceira na MG-10, no Trevo Morro do Pilar, sentido Belo Horizonte. "Estávamos atendendo uma outra chamada na entrada da cidade de Lagoa Santa quando recebemos a ocorrência. Nos deslocamos 120 quilômetros junto com os militares do Corpo de Bombeiros e um helicóptero da companhia e ao chegarmos ao local nenhum acidente foi encontrado", contou o socorrista.
Essa não foi a primeira vez. O voluntário conta que esse tipo de ocorrência já foi registrada outras vezes. "Ano passado foram três ou quatro ocorrências de trote. A sensação é de impotência e indignação", afirma. O socorrista alerta sobre a importância da conscientização contra esse tipo de atitude, que, considerada como "brincadeira" pelos que a praticam, pode prejudicar a atuação da companhia. "Isso não acontece só conosco, mas também com a Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil. Isso atrapalha muito o nosso trabalho", lamenta o socorrista.
Com o uniforme azul, Tadeu Maciel, de 39 anos, trabalha como socorrista voluntário há seis anos e hoje é coordenador de duas ambulâncias do BIM Resgate. A equipe atende ocorrências nas áreas de Lagoa Santa, Santana do Riacho, Serra do Cipó, Jabuticabas e Belo Horizonte. No último fim de semana, Maciel auxiliou no atendimento de 7 ocorrências.
Após a repercussão do vídeo a "sensação é de missão cumprida. O propósito é levar a mensagem para as pessoas e isso está sendo feito.
Assista ao vídeo abaixo com o recado do socorrista:
.