A Escola Estadual Professor Ricardo de Souza Cruz, no Bairro Nova Esperança, na Região do Barreiro, é ocupada por alunos desde a noite de terça-feira. Os manifestantes protestam contra a possibilidade do imóvel ser cedido para o Colégio Tiradentes. Por causa disso, os estudantes temem não poderem estudar na instituição. Movimentos sociais fizeram uma reunião com a Secretaria de Estado de Educação nesta quarta-feira para discutirem o assunto.
Os estudantes começaram a se mobilizar em dezembro depois que o deputado estadual Cabo Júlio anunciou em seu blog que a nova unidade do Colégio Tiradentes passaria a funcionar na Escola Estadual Ricardo Souza Cruz. Segundo o parlamentar, “no primeiro ano, em razão de já haverem sido feito matriculas de alunos da região, a gestão será compartilhada, e no ano seguinte a gestão será 100% CTPM”.
Nessa terça-feira, aproximadamente 20 alunos invadiram e ocuparam o colégio. Eles receberam doações de mantimentos e levaram barracas. Segundo integrantes da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), o protesto vai continuar até que tenha uma posição da Secretaria de Estado de Educação.
A Secretaria confirmou que está em negociação ceder a instituição para o Colégio Tiradentes. Mesmo assim, afirma que os estudantes que estão matriculados na escola não serão expulsos..