A operação para combater os focos do mosquito Aedes aegypti vai continuar nesta quinta-feira. Agentes de Combate a Endemias (ACEs) da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizontem vão concentrar as forças no Bairro Boa Vista, na Região Leste. Somente no ano passado, a capital mineira registrou 15.749 casos da doença. Outros 2.334 ainda aguardam resultados de exames.
Na ação desta quinta-feira, os agentes vão fazer o uso de um produto que será aplicado nos imóveis. O Ultra Bate Volume (UBV) Costal, segundo a Secretaria Municipal, é um produto químico eficaz para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A estratégia substitui os carros fumacê. O produto é aplicado diretamente nas áreas de maior ocorrência e transmissão da doença, como quintais e lotes vagos. Por causa disso, é considerado mais eficaz.
Nesta quarta-feira, os bairros Jardim Guanabara e Jardim Felicidade, na Região Norte, receberam o mutirão de combate ao mosquito. A área registrou o maior número de casos confirmados de dengue em 2015, 3.053 do total. Agentes de controle de zoonoses e a Defesa Civil fizeram vistoria em residências e orientaram moradores a eliminar criadouros do mosquito. Além disso, materiais suscetíveis ao armazenamento de água de forma inadequada foram recolhidos pela prefeitura.