O belo-horizontino foi se despedir da iluminação natalina na Praça da Liberdade, Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira. E o público foi presentado com apresentações de dois grupos folclóricos de Folia de Reis, marcando a tradição do festejo de 6 de janeiro em Minas, quando é retirada a decoração de Natal. Dezenas de pessoas acompanharam a apresentação, com muito saudosismo e emoção.
“Vim para ver a iluminação, já que é o último dia. Não sabia que teria a folia. Voltei ao passado quando criança em Governador Valadares”, disse emocionado o aposentado José Carlos Ribeiro Freitas, de 65 anos, dos quais 36 morando na capital.
Para Maria Helena Castro, de 57, não foi diferente. “Há quase 40 anos em BH, assistir essa apresentação me faz voltar às raízes. É bom que tenham essas manifestações para manter nossa tradição”, pontuou Maria Helena. O casal Diego Miranda, de 33, e Desirrê, de 34, junto com os filhos João, de 5, e Helena, de 4, fizeram coro para descrever a encenação. “É uma maneira de fechar os festejos de fim de ano em bom estilo”, destacou Desirrê. “Valeu a pena ter vindo à praça no último dia”, completou Diego.
Bem imaterial
A presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Michele Arroyo, explicou que, nesta edição dos festejos de fim de ano, a apresentação de grupos folclóricos na Praça da Liberdade veio valorizar as tradições mineiras, com corais e outras manifestações como a Folia de Reis. “Fechamos as duas alamedas no entorno da praça para que fossem realizados esses eventos que marcam nossa tradição natalina. Queremos ampliar a programação aqui com essas manifestações de nossa cultura, nossa tradição”.
De acordo com Michele, no site do Iepha foi aberto hoje um formulário para consultar prefeituras e grupos de Folia de Reis, visando decretar a manifestação bem cultural e imaterial do patrimônio mineiro. Por meio do formulário, o Iepha pretende conhecer melhor as cerca de 4 mil agremiações espalhadas no interior mineiro. Na apresentação desta quarta-feira participaram os grupos de Sete Lagoas Folia dos Meninos do José Brito e Pastorinhas de São José.
A Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada no país como folclore. São grupos católicos e simpatizantes, que buscam rememorar a jornada dos três reis magos para visita o Menino Jesus.