Pela proposta negociada, a partir do dia 25 deste mês, os contratos de trabalho serão suspensos por três meses e todos os benefícios do acordo coletivo serão mantidos. Durante esse período, os empregados ficarão afastados de seus postos de trabalho e participarão de cursos de qualificação de mão de obra oferecidos pela empresa.
A mineradora pagará uma ajuda compensatória mensal, que, somada à bolsa de qualificação profissional prevista nessa modalidade de suspensão de contrato, garantirá o salário nominal dos empregados. A proposta será agora apresentada em assembleia aos trabalhadores para aprovação a partir do retorno deles às unidades, na próxima segunda-feira, 11/01.
De acordo com o presidente do Metabase, Ronaldo Bento, a proposta será apresentada aos trabalhadores no dia 15, na Vila Samarco. "A categoria pediu também que, se não ocorrer a volta às atividades após esse prazo, a empresa estenda a manutenção dos postos de trabalho por mais 90 dias (25 de julho)", disse Bento. O presidente do sindicato acredita que os trabalhadores vão aceitar a proposta..