A retomada das negociações entre a Samarco e os empregados da mineradora garantiu mais tempo de estabilidade aos funcionários da empresa. Se aceitarem os termos acordados ontem em reunião com os sindicatos, os trabalhadores terão os empregos mantidos por pelo menos mais três meses. A Samarco se comprometeu a manter o quadro de cerca de 3 mil empregados até 25 de abril. O prazo originalmente previsto se encerraria em 1º de março.
A mineradora pagará uma ajuda compensatória mensal, que, somada à bolsa de qualificação profissional prevista nessa modalidade de suspensão de contrato, garantirá o salário nominal dos empregados. A proposta será agora apresentada em assembleia aos trabalhadores para aprovação a partir do retorno deles às unidades, na próxima segunda-feira, 11/01.
De acordo com o presidente do Metabase, Ronaldo Bento, a proposta será apresentada aos trabalhadores no dia 15, na Vila Samarco. "A categoria pediu também que, se não ocorrer a volta às atividades após esse prazo, a empresa estenda a manutenção dos postos de trabalho por mais 90 dias (25 de julho)", disse Bento. O presidente do sindicato acredita que os trabalhadores vão aceitar a proposta.