A chuva que atinge Belo Horizonte nesta terça-feira deixa moradores e órgãos de segurança em atenção. Os níveis dos córregos Gorduras no Bairro Maria Goretti, e do Ribeirão do Onça, no Bairro Ouro Minas, ambos na Região Nordeste, subiram rapidamente e houve risco de inundação. Equipes operacionais da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) foram enviadas ao local para monitorar a situação. O órgão emitiu um alerta para a possibilidade de precipitações com acumulado de água entre 20 e 40 milímetros, acompanhados de ventos de até 50 quilômetros por hora. O aviso vale até as 8h desta quarta-feira.
O nível dos córregos subiu devido ao aumento de chuva no início da tarde, porém, rapidamente voltou a cair. “Pancadas de chuva levaram a essa situação. No Córrego do Onça, por exemplo, a situação é um pouco mais complicada, por causa de ocupações em áreas de inundação”, explica o meteorologista da Defesa Civil e gerente de gestão e de riscos naturais de Belo Horizonte, Dayan Diniz de Carvalho.
Desde a manhã de hoje, a Regional Leste foi a que apresentou o maior índice de chuva. O acumulado de água chegou a 37,4 milímetros até as 15h30. Em seguida, vem a Nordeste, com 31,8 mm, Norte e Noroeste, com 20,8 mm, Barreiro e Pampulha, com 19,4 mm, Venda Nova, 13,5 mm, Oeste, 10,2 mm, e Centro-Sul, 8 mm. “Vale ressaltar que, somente nas últimas duas horas, a Regional Leste recebeu 31,8 mm de chuva”, alertou Dayan.
Acidentes e trânsito lento foram registrados nesta tarde durante a chuva. De acordo com a BHTrans, há congestionamentos no Viaduto Helena Greco, no Centro da capital, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em direção à Savassi, no entorno da Praça da Assembleia, e na Avenida Amazonas com Anel Rodoviário.
Na MG-10, uma caminhonete bateu em um ônibus na altura do Bairro Jaqueline, na Região de Venda Nova. Os veículos seguiam no sentido Belo Horizonte/Confins quando o motorista perdeu o controle da direção, rodou na pista e bateu na lateral traseira do coletivo. Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida no helicóptero do Corpo de Bombeiros.