A crise financeira será responsável por deixar dezenas de cidades mineiras sem carnaval em 2016. Prefeituras não vão investir na folia para que possam quitar salários ou usar o dinheiro para serviços essenciais para os municípios. Já são 10 municípios que cancelaram as festas pela falta de recurso e outras 15 comunidades terão a folia de Momo reduzida. Os dados foram coletados em levantamento feito pelo em.com.br.
Entre as cidades que cancelaram a folia está São Tomás de Aquino, na Região Sul de Minas Gerais. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Célia de Fátima Guiradelli, afirmou que a crise atingiu a prefeitura neste ano. “Não tem como o município arcar. Quem quiser fazer, pode.
Em São João Batista do Glória, na mesma região, a prefeitura cancelou as festas para pagar dívidas antigas do município. “Infelizmente, este ano não vamos fazer. Não temos recurso financeiro. Além da crise, tivemos queda no repasse de recurso do governo. Além disso, o município está passando por resgate de precatórios de 12 anos atrás, que foi adiado. Por isso, vamos sofrer em janeiro e fevereiro um déficit de R$ 640 mil”, disse Leandro Costa Garrossino, diretor de esporte, lazer e turismo do município.
A folia também não terá apoio da prefeitura em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do Estado, por causa do mesmo motivo. “Infelizmente tivemos que cancelar. Festa se faz quando o dinheiro está sobrando ou quando está empatado. Por isso, não vamos ter este ano”, comentou o prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB).
Freio na folia
Cidades que já cancelaram o carnaval em 2016
Alpinópolis
Bom Despacho
Cássia
Cláudio
Formiga
Fortaleza de Minas
Lavras
Pará de Minas
São João Batista do Glória
São Tomás de Aquino
Cidades que vão diminuir a festa
Abaeté
Arcos
Carmo da Mata
Diamantina
Iguatama
Itambé do Mato Dentro
Mariana
Moema
Ouro Preto
Passa Tempo
Prados
Santo Antônio do Rio Abaixo
São João del-Rei
Tiradentes
Visconde do Rio Branco .