A rede elétrica pode ser um risco para os foliões durante o carnaval. Muito usada nas festas, as serpentinas metálicas e confetes podem causar acidentes com a rede. Em fevereiro de 2011, o estouro de um tubo com os materiais causou uma tragédia em Bandeira do Sul, na Região Sul de Minas Gerais. Na ocasião, 15 pessoas morreram na hora e outra faleceu dois meses depois no Hospital João XXIII. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) faz um alerta e dá dicas para evitar os rompimentos dos cabos energizados.
Os materiais metálicos em contato com a rede elétrica podem causar curto-circuito. A Cemig afirma que os materiais não devem ser utilizados no carnaval por causa dos riscos. Até mesmo os sprays de espuma podem causar acidentes. “Quando arremessados, antes de se dispersarem, eles estão concentrados, e podem causar danos nas redes de alta-tensão e provocar acidentes”, diz o engenheiro da empresa, Demétrio Venício Aguiar.
Quando há o rompimento dos fios elétricos, as pessoas não devem se aproximar do material. “Ao encontrar um fio caído ao solo, não se aproxime e não deixe ninguém se aproximar do cabo, pois ele pode estar energizado”, completa Demétrio Aguiar. Os moradores devem acionar a Cemig, o Corpo de Bombeiros, e a Polícia Militar (PM).
Confira dicas de segurança
Iluminação, enfeites e alegorias
Não lançar artefatos – como serpentinas, confetes, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.
Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
Não fazer ligações clandestinas (gatos).
Não jogar líquidos, sprays, água ou qualquer material na rede elétrica. Há risco de choque elétrico.
Trios elétricos e carros alegóricos
Não trafegar sob a rede elétrica se a altura desses veículos for igual ou maior que a dos fios elétricos, pois, além do risco de choque elétrico, há a possibilidade de colisão com os fios e consequente derrubada dos postes, fios e equipamentos da rede elétrica, que podem cair sobre o próprio veículo ou sobre os foliões.
Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.
Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.
Palanques para apresentação de shows
A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.
A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.
Aparelhos de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.
Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)
Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar na lataria do carro.
Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.