A orla da Lagoa da Pampulha será o primeiro local da cidade a receber o serviço. Serão empregados doze profissionais que trabalharão em duplas no período diurno.
De acordo com a Guarda Municipal, os integrantes do GRB estão credenciados como agentes de trânsito e participaram de curso de formação que abordou temas como direitos humanos, policiamento comunitário, regras de circulação de trânsito e abordagens com bicicleta. A opção pela Lagoa da Pampulha se deu por ser um dos principais pontos turísticos da cidade e concentrar o maior número de ciclistas da cidade. Dessa forma, os servidores podem promover a segurança para os moradores, turistas e cidadãos que passeiam na região.
Após a implementação desse projeto-piloto na orla da Lagoa da Pampulha, serão realizados alguns estudos para aperfeiçoar e estender a atuação do grupo em outros pontos da cidade. Segundo a Guarda Municipal, o governo está dando uma atenção especial à questão da mobilidade urbana e da adaptação das vias públicas para a utilização de bicicletas, o que contribui com o projeto.
A Guarda Municipal não se manifestou sobre a implementação do projeto durante o período noturno.