(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aeroporto de Confins já tem 22 voos cancelados na manhã de sábado

Terminal aéreo opera por instrumentos pela quarta vez nesta semana em função da chuva e neblina, que prejudicam a visibilidade


postado em 16/01/2016 08:54 / atualizado em 16/01/2016 11:12

Terminal de embarque para voos nacionais está lotado na manhã deste sábado(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Terminal de embarque para voos nacionais está lotado na manhã deste sábado (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, já tem 22 voos cancelados e outros quatro atrasados na manhã deste sábado. A informação foi confirmada pela BH Airport, empresa responsável pelo terminal aéreo.

O aeroporto opera por instrumentos pela quarta vez nesta semana, em função da chuva e neblina. Segundo a empresa, até as 7h, 11 chegadas e 11 partidas haviam sido canceladas. Uma chegada e outras três partidas estão atrasadas. A BH Airport vai divulgar um novo balanço às 10h.

O procedimento foi adotado pela primeira vez na última quarta-feira, quando a instabilidade no clima se intensificou na região. O aeroporto passou a operar por instrumentos às 6h e até as 18h, 72 voos haviam sido cancelados pelas companhias aéreas e 94 tiveram atrasos. Na sexta-feira, entre as 0h e 18h, 84 voos foram cancelados e 81 atrasaram, sendo 44 chegadas e 37 partidas. 

De acordo com a assessoria de imprensa da BH Airport, não é possível calcular por quantas horas o terminal operou nestas condições, já que a operação é alternada à medida em que as condições de visibilidade melhoram ou pioram ao longo do dia. Com a operação por instrumentos, há uma grande concentração de voos ao mesmo tempo, o que leva a uma demora na acomodação das aeronaves na pista, gerando atraso. A empresa também nega que o terminal tenha sido fechado nos últimos quatro dias.

Questionada sobre o ILS (Instrument Landing System) - um dos equipamentos de auxílio à aeronavegação, utilizado em situações de baixa visibilidade –, a BH Airport informa que ele está funcionando normalmente. No entanto, quando a visibilidade se encontra abaixo do mínimo (o teto é de 300 pés), muitas vezes nem o aparelho vai ser suficiente para operar o pouso. Assim, o piloto e a companhia optam por cancelar ou operar por instrumentos.
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)