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Estado de Minas

Aeroporto de Confins tem 189 voos cancelados e passageiros enfrentam caos no terminal

Neste sábado, filas tomaram conta do saguão, com passageiros sentados no chão e goteiras


postado em 16/01/2016 11:00 / atualizado em 17/01/2016 11:00


A Defesa Civil prevê mais chuva pelo menos até terça-feira em Minas Gerais. Neste sábado, choveu mais de 80 mm em Belo Horizonte e a baixa visibilidade fez com que o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana, operasse por instrumentos, gerando cancelamentos e atrasos. A concessionária que administra o aeroporto, BH Airport, recomenda que passageiros com viagem marcada procurem sua companhia aérea para receber orientações.

O terminal chegou a fechar durante a tarde de sábado, segundo a concessionária. Até as 18h, 189 voos haviam sido cancelados e quem esteve no aeroporto encontrou saguões lotados e até goteiras. Abaixo, tudo o que você precisa saber sobre atrasos e cancelamentos, em vídeo do blog Viajando Direito, do Portal Uai:



Conforme o último boletim da BH Airport, da meia-noite até as 14h deste sábado, além dos cancelamentos, outros 25 voos estavam atrasados, sendo 15 partidas. "Os atrasos e cancelamentos trazem reflexos na infraestrutura que é planejada para a demanda em condições normais de operação. Por isso, é recomendável que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea", explica a responsável pelo terminal, no boletim divulgado em seu site.

Com visibilidade abaixo do mínimo, terminal chegou a ser fechado mais cedo(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Com visibilidade abaixo do mínimo, terminal chegou a ser fechado mais cedo (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


No Terminal 1, destinado a voos nacionais, as filas nos balcões das companhias aéreas para remarcações e reclamações se misturam, transformando tudo em uma única multidão. Por todos os lados, passageiros empurram pilhas de malas e as pessoas com crianças de colo se ajeitam como podem. Até mesmo o sinal de telefonia celular começa a falhar, com muitas pessoas usando a rede.

As mesas e cadeiras dos cafés são ocupadas por idosos procurando descanso. Outras pessoas estão sentadas no chão, impacientes. Agentes das empresas passam no grito avisando sobre as alterações. Há goteiras no teto, e como não há espaço para limpeza, há baldes de lixo contendo a água. Molhados, os calçados dos passageiros espalham ainda mais sujeira pelo piso.

A analista educacional Teresinha Viana seguia para Recife (PE), mas o voo foi cancelado(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
A analista educacional Teresinha Viana seguia para Recife (PE), mas o voo foi cancelado (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

“É um absurdo um aeroporto com esse porte, que tem intenção de ser um hub internacional e nacional, não suportar condições climáticas que nem são tão severas assim”, diz Carlos Gonçalves, 37 anos, aguardando um voo da TAM de BH para Brasília desde 8h. Ele se encontra no status “atrasado por condições meteorológicas”.

"É um absurdo total. Estou passando as férias no aeroporto. Ninguém sabe informar se vou voar hoje ainda. Como que uma simples chuva em pleno século XXI provoca tanto tumulto?", reclama Teresinha Viana, analista educacional, 64 anos, que partiria em um voo da Gol para Recife, que foi cancelado. 

Confins opera por instrumentos pelo quarto dia consecutivo. De acordo com a assessoria de imprensa da BH Airport, não é possível calcular por quantas horas o terminal operou nestas condições, já que a operação é alternada à medida em que as condições de visibilidade melhoram ou pioram ao longo do dia. Com a operação por instrumentos, há uma grande concentração de voos ao mesmo tempo, o que leva a uma demora na acomodação das aeronaves na pista, gerando atraso. 

Questionada sobre o ILS (Instrument Landing System) - um dos equipamentos de auxílio à aeronavegação, utilizado em situações de baixa visibilidade –, a BH Airport informa que ele está funcionando normalmente. No entanto, quando a visibilidade se encontra abaixo do mínimo (o teto é de 300 pés), muitas vezes nem o aparelho vai ser suficiente para operar o pouso. Assim, o piloto e a companhia optam por cancelar ou operar por instrumentos.


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