A Defesa Civil municipal recebeu 292 pedidos de atendimento em razão da chuva dos últimos dias em Belo Horizonte. De acordo com órgão, os números foram contabilizados entre sábado, 16 de janeiro, e meio-dia desta segunda-feira.
A maioria das ocorrências registradas pelo órgão na capitão são de deslizamento de encostas (74), risco ou ameaça de escorregamentos e deslizamentos (29), e desabamento parcial de muro de arrimo (28).
Somente na Região Leste de Belo Horizonte, a Defesa Civil contabilizou 68 ocorrências, sendo 23 de deslizamento de encostas. Logo atrás vem a Região Centro-Sul de Belo Horizonte, com 57 ocorrências.
A previsão de que a chuva intermitente continue até amanhã colocou a Defesa Civil de BH em atenção. “A previsão do tempo é de chuva até terça. Chovendo hoje (domingo), segunda e na terça, aquilo que está em perigo hoje vai piorar.
Em duas semanas, já choveu em Belo Horizonte 74% do esperado para janeiro. Segundo o Instituto PUC Minas TempoClima, o volume acumulado de chuva na capital até esta segunda-feira chegou a 221,6 milímetros. A média mais elevada para o período na capital é de 296,3 mm..