O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, continua vivendo um dia de caos por causa do mau tempo. Nesta segunda-feira, o número de voos cancelados subiu para 39, segundo o último balanço divulgado pela BH Airport, concessionária responsável pelo terminal, às 14h. A operação segue por instrumentos nesta tarde.
De acordo com a BH Airport, além dos cancelamentos, de 0h até 14h, 29 voos estão atrasados, sendo nove chegadas no terminal e 20 saídas. A empresa informou que “os atrasos e cancelamentos trazem reflexos na infraestrutura que é planejada para a demanda em condições normais de operação. Por isso, é recomendável que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea para receber as orientações de viagem”.
Em nota, comunicou que “está realizando todos os esforços, em cooperação com as companhias aéreas e controle do espaço aéreo, para restabelecer a normalidade das operações no menor espaço de tempo possível”.
As dezenas de cancelamentos e atrasos de voos acontecem desde a última terça-feira, quando o tempo começou a ficar instável na Grande BH. No fim de semana, a situação foi pior. Somente no sábado, foram quase 200 cancelamentos e atrasos nos voos. Com medo de perder a viagem, muita gente dormiu no saguão do aeroporto, que ainda enfrentava problemas com goteiras.
ILS
O Instrument Landing System (ILS), equipamento que facilita pousos em situação de tempo instável, está funcionando no aeroporto, segundo a BH Airport. Ao longo do fim de semana, internautas questionaram no em.com.br qual a categoria do equipamento usado em Confins, já que ILSs superiores são capazes de operar até em situações mais complexas, como uma nevasca.
Por meio de nota, a BH Airport informou que o equipamento instalado em Confins é adequado para o terminal. “O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte opera com o ILS (Instrument Landing System) Categoria I na cabeceira da pista (16), por onde pousam e decolam mais de 90% das aeronaves, em razão do regime de ventos e das condições meteorológicas da região. Importante esclarecer que as demais categorias de ILS (II e III) se justificam naqueles aeroportos em que os impactos operacionais são frequentes, ocorrendo em grande parte do ano, o que não é o caso deste Aeroporto”, disse a empresa.