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Estado de Minas

Segunda-feira tem quase 80 voos atrasados ou cancelados no Aeroporto de Confins

O último balanço divulgado pela BH Airport, concessionária responsável pelo terminal mostra que 40 voos foram cancelados e outros 36 estão atrasados


postado em 18/01/2016 19:20 / atualizado em 18/01/2016 19:23

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, segue operando por instrumentos na noite desta segunda-feira. O último balanço divulgado pela BH Airport, concessionária responsável pelo terminal, às 18h, mostra que 40 voos foram cancelados e outros 36 estão atrasados. Destes, 13 eram chegadas e outros 23 de partidas.

Em nota, a empresa comunicou que “está realizando todos os esforços, em cooperação com as companhias aéreas e controle do espaço aéreo, para restabelecer a normalidade das operações no menor espaço de tempo possível”.

As dezenas de cancelamentos e atrasos de voos acontecem desde a última terça-feira, quando o tempo começou a ficar instável na Grande BH. No fim de semana, a situação foi pior. Somente no sábado, foram quase 200 cancelamentos e atrasos nos voos. Com medo de perder a viagem, muita gente dormiu no saguão do aeroporto, que ainda enfrentava problemas com goteiras.

ILS

O Instrument Landing System (ILS), equipamento que facilita pousos em situação de tempo instável, está funcionando no aeroporto, segundo a BH Airport. Ao longo do fim de semana, internautas questionaram no em.com.br qual a categoria do equipamento usado em Confins, já que ILSs superiores são capazes de operar até em situações mais complexas, como uma nevasca.

Por meio de nota, a BH Airport informou que o equipamento instalado em Confins é adequado para o terminal. “O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte opera com o ILS (Instrument Landing System) Categoria I na cabeceira da pista (16), por onde pousam e decolam mais de 90% das aeronaves, em razão do regime de ventos e das condições meteorológicas da região. Importante esclarecer que as demais categorias de ILS (II e III) se justificam naqueles aeroportos em que os impactos operacionais são frequentes, ocorrendo em grande parte do ano, o que não é o caso deste Aeroporto”, disse a empresa.


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