O acesso a Bento Rodrigues está fechado desde o início das chuvas, há aproximadamente uma semana. Um posto com seguranças contratados pela Samarco, instalado desde o fim das operações da Polícia Militar no fim do ano passado, impede a chegada de veículos e moradores no período chuvoso. Para chegar a Bento, distrito mineiro arrasado pela lama que desceu da Barragem de Fundão em novembro do ano passado, é preciso ter autorização prévia da Defesa Civil.
O acesso só é possível em carros com tração 4 x 4 e quando autorizado é feito com o acompanhamento da Defesa Civil ou Guarda Municipal, segundo Braz. Quanto a Barragem de Germano, o secretário afirmou que o local é monitorado 24 horas por dia e que não apresenta riscos em função das chuvas.
As máquinas da Samarco, de acordo com o secretário, continuam fazendo a manutenção no distrito. “O trabalho prevê a limpeza e a melhoria da calha do rio”, diz. A previsão de liberação para acesso a área depende da estiagem das chuvas, mas ainda assim dependerá da liberação da Defesa Civil. “Aquela é uma área de risco por existir barragens. Por isso, o processo ainda será necessário para quem deseja entrar no distrito”.