O acidente envolvendo os dois coletivos nessa quinta-feira chama a atenção para a responsabilidade dos motoristas encarregados de transportar passageiros. Muitos condutores não param no sinal amarelo ou até mesmo avançam o vermelho em alta velocidade. Infrações envolvendo coletivos que avançaram o sinal somaram, em média, 21 por dia, segundo dados de 2012 da BHTrans. Atualmente, a empresa informou não ter balanço por tipo de veículo.
CINTO
O diretor de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, José Márcio Gomes Ferreira, defende o uso de cinto de segurança para passageiros de coletivos urbanos. “Teriam que viajar todos sentados, sem ninguém em pé, mas aí vem a questão do custo. O poder econômico, com certeza, atua fortemente fazendo lobby para que isso não ocorra.”
O Setra-BH informou que funcionários do transporte coletivo passam por treinamentos de rotina. “Em média, cada operador passa por 15 a 20 horas de treinamento por ano”, informou, em nota.