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Estado de Minas

Uber enfrenta disputa interna de motoristas da categoria mais barata

Condutores do Uberx devem encaminhar à empresa uma série de reclamações, alegando que não são mais tratados como parceiros e estão tendo prejuízo


postado em 22/01/2016 06:00 / atualizado em 22/01/2016 07:20

Motoristas do Uberx, o serviço mais barato da Uber, que usa carros comuns, fabricados a partir de 2010, estão se articulando para encaminhar à empresa uma série de reclamações, alegando que não são mais tratados como parceiros e estão tendo prejuízo com o serviço. A principal causa do protesto é a informação que, a partir de segunda-feira, os condutores do Uber black, a categoria premium do aplicativo, com carros pretos, de luxo, motorista de gravata e veículos com ar-condicionado, passarão a atender os usuários que solicitarem uma corrida do Uberx. Para os profissionais da categoria de transporte mais barata, caso essa mudança entre em vigor, será o fim do Uberx, que não terá condições de concorrer com carros mais luxuosos e confortáveis.

Os responsáveis pelo movimento também reclamam da política de remuneração e pagamento de benefícios da empresa e alegam que não estão conseguindo ganhar o suficiente para se manter. Pelo menos três condutores, que começaram a trabalhar com o Uberx no ano passado, afirmaram ao Estado de Minas que hoje, por mais que se esforcem, não conseguem faturar mais que R$ 2 mil por mês, e que essa quantia é insuficiente para que eles possam se sustentar e ainda abastecer e fazer a manutenção dos carros usados no transporte privado de passageiros. “Estou faturando pouco mais de R$ 1,7 mil, e para obter esse rendimento chego a fazer 50 viagens a cada fim de semana, sem contar o trabalho durante a semana, em torno de seis horas por dia”, diz um motorista que preferiu não se identificar, temendo algum tipo de punição por parte da empresa.

Ele acrescentou que a situação dos motoristas piorou quando a Uber resolveu reduzir em 15% o valor da tarifa do Uberx e também diminuiu o valor dos benefícios, além de aumentar as exigências de desempenho dos parceiros do serviço. O benefício por hora variava de R$ 25 a R$ 40, e valia para o horário das 5h às 10h, desde que o motorista tivesse uma média de 1,4 viagens por hora e pelo menos 85% das corridas aceitas (no Uber, o passageiro tem o direito de recusar o carro que vai atendê-lo). “Desde dezembro, esse incentivo só vale entre as 17h e as 19h, desde que o motorista tenha uma média de 1,8 viagens por hora, o que é cada vez mais difícil”, diz o motorista.

Outro dono de carro que presta serviços para a Uber, e que exerce a atividade desde agosto, diz que, em média, um motorista do Uberx fatura em média R$ 5 por corrida, depois de retirados todos os custos e a taxa da Uber, de 25% sobre o valor da viagem. Com a redução de 15% no valor da tarifa e os constantes aumentos no preço dos combustíveis, o condutor diz que está pagando para trabalhar. “Trabalho seis horas por dia e não consigo faturar mais de R$ 2 mil por mês. Isso é muito pouco. Antes, a Uber pagava aos motorista incentivo por corrida, de R$ 5. Depois, passou a pagar por hora, mas esse valor caiu e também tem a questão de a gente só receber se tiver a média de 1,8 viagens por hora, o que é impossível, irreal.”

Um terceiro motorista disse que a empresa passou a tratar mal os condutores do Uberx pois sabe que, diante da situação econômica adversa vivida pelo país, muita gente, sem emprego, está disposta a trabalhar com o aplicativo. “Estão apostando na rotatividade. Sabem que há mão de obra barata sobrando no mercado e dizem que quem não quiser aceitar as normas pode sair.” Ele afirmou ainda que a autorização para que os motoristas do Uber black passem a transportar pessoas que usam o Uberx será o fim dessa categoria mais barata. “Quem vai querer usar um carro comum, de 2010, depois de ser atendido por um sedã de luxo?”, questiona.

O EM entrou em contato com a assessoria da Uber e pediu mais informações sobre a mudança que motivou a reclamação. Em nota, a empresa se limitou a dizer que  “está sempre buscando novos meios de aumentar o ganho dos seus motoristas parceiros, tornando a plataforma mais eficiente”.


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