Multa 'moral' para educar quem estaciona na vaga dos portadores de necessidades especiais

Ideia da mãe de garotinha de dois anos com paralisia cerebral faz sucesso na internet e recebe centenas de pedidos

Daniel Camargos

Alice, de dois anos, tem paralisia cerebral e precisa de cuidados constantes.

A mãe dela, Mariana Rosa, leva quase diariamente a filha à clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia e outras terapias, mas sempre se frustra quando vai estacionar o carro na vaga destinada as pessoas portadoras de deficiência e o local reservado está ocupado por um veículo que não tem direito (e nem o adesivo que atesta a licença). "Além do carrinho da Alice, tem mochila e ela já está grande (pesa 12kg)", descreve Mariana sobre a dificuldade de percorrer longas distâncias com a filha. Cansada de ligar para os órgãos de trânsito e de abordar motoristas desrespeitosos, Mariana elaborou um adesivo e escreveu um texto com uma multa moral.

- Foto: Reprodução/Facebook

Nesta sexta, ela fotografou a multa moral e postou no Facebook. A ideia da consultora ambiental fez sucesso e várias pessoas pediram o adesivo. "Já preparei mais de 200 para enviar e tem uns 40 pedidos aqui", calcula Mariana, que não cobra pelos adesivos. A multa moral tem o tamanho de meia folha A4 e, segundo Mariana, dá um pouco de trabalho para ser retirado do vidro.
"É bom que leva as pessoas a pensarem um pouco", brinca Mariana.

O valor da multa para quem estaciona - sem ter direito - na vaga de destinada a pessoas com deficiência é de R$ 127,69. A infração é considerada grave e leva a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. 

.