Doze homens do Exército Brasileiro chegaram na manhã desta segunda-feira a Raposos, Região Metropolitana de Belo Horizonte, para os trabalhos de combate ao mosquito Aedes aegypti. A cidade de cerca de 16 mil habitantes decretou situação de emergência em razão do aumento de casos de dengue.
Segundo o prefeito Carlos Alberto Coelho, de julho de 2015 até janeiro, foram 720 notificações da doença, com 182 confirmações. Em 2014, foram 20 casos e 12 confirmações.
A cidade tem 10 agentes de controle de zoonones para visitar cerca de 6 mil casas. O número de profissionais é considerado baixo pelo prefeito, o que agrava a situação. Além da falta de pessoal, o descuido da população para evitar o acúmulo de água parada deixa o cenário ainda pior.
Os agentes de combate a endemias e os militares estão visitando casas no Bairro no Morro das Bicas nesta manhã. Moradores são orientados a retirar entulho e lixo acumulados. Um carro de som foi contratado pela prefeitura para avisar os moradores sobre a ação no bairro.
A prefeitura de Raposos promete fechar o cerco contra os proprietários de lotes fechados com criadouro do mosquito. Algumas dessas pessoas ja foram notificadas e multadas. De acordo com a secretária de Administração, Geisevanie Aparecida Froes, o executivo vai enviar para nos proximos dias um projeto de lei que permite o municipio dobrar o valor da multa em caso de reincidência de notificação.