Chuvas no Norte de Minas fazem Rio Juramento transbordar

Rio já atingiu em torno de 50% da capacidade e enche sistema que abastece Montes Claros, mas rodízio durante os meses de seca ainda não pode ser descartado na região

Luiz Ribeiro Paula Carolina

Na cidade de Juramento, no Norte de Minas, o Rio Juramento transbordou na manhã desta segunda-feira, invadindo várias ruas e casas do município, que tem 4,2 mil habitantes.
As chuvas trazem esperança à população da região Norte do estado que há três anos sofre com a seca. Importantes rios como o Verde Grande, o Jequitaí e o Gorutuba chegaram a ficar completamente secos, voltando a correr nos últimos dias.

O Rio Juramento deságua na barragem do Sistema Rio Verde Grande, que abastece 70% da cidade de Montes Claros, maior da região, com 394 mil habitantes. Segundo a Copasa, com as últimas chuvas, o rio atingiu em torno de 50% da capacidade e 15% do volume útil, mas ainda é pouco para garantir o fim do rodízio na cidade nos períodos de seca. Desde outubro de 2015, a população de Montes Claros enfrenta o rodízio, suspenso este mês, mas ainda não descartado para os meses de seca.

De acordo com o técnico em recursos hídricos e meio ambiente da Copasa, José Ponciano Neto, a expectativa é de que as chuvas continuem até o fim deste mês, fevereiro e março. Esperança para que a barragem possa atingir seu ponto máximo, de 45 milhões de metros cúbicos, e assim garantir o abastecuimento durante todo o ano de 2016.
.