Na cidade de Juramento, no Norte de Minas, o Rio Juramento transbordou na manhã desta segunda-feira, invadindo várias ruas e casas do município, que tem 4,2 mil habitantes. As chuvas trazem esperança à população da região Norte do estado que há três anos sofre com a seca. Importantes rios como o Verde Grande, o Jequitaí e o Gorutuba chegaram a ficar completamente secos, voltando a correr nos últimos dias.
O Rio Juramento deságua na barragem do Sistema Rio Verde Grande, que abastece 70% da cidade de Montes Claros, maior da região, com 394 mil habitantes. Segundo a Copasa, com as últimas chuvas, o rio atingiu em torno de 50% da capacidade e 15% do volume útil, mas ainda é pouco para garantir o fim do rodízio na cidade nos períodos de seca. Desde outubro de 2015, a população de Montes Claros enfrenta o rodízio, suspenso este mês, mas ainda não descartado para os meses de seca.
De acordo com o técnico em recursos hídricos e meio ambiente da Copasa, José Ponciano Neto, a expectativa é de que as chuvas continuem até o fim deste mês, fevereiro e março. Esperança para que a barragem possa atingir seu ponto máximo, de 45 milhões de metros cúbicos, e assim garantir o abastecuimento durante todo o ano de 2016.