Um mutirão promovido pela Regional Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte retirou 24 toneladas de lixo e entulho que poderiam servir de foco para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação foi realizada na quinta-feira nos bairros Cidade Jardim e Vila Monte São José, com a participação de 80 pessoas, entre profissionais da Saúde, Defesa Civil, Limpeza Urbana, Guarda Municipal e outros funcionários.
Na avaliação da gerente regional de Controle de Zoonoses, Aglasina Pena, o mutirão foi positivo e ocorreu dentro das expectativas para a área. “Podemos relatar dois fatos importantes observados. Um deles é que a presença dos agentes da Defesa Civil facilitou a entrada em vários imóveis tidos como de difícil acesso. O outro foi a realização de limpeza em lotes e imóveis que necessitavam desse serviço”, completou. Vasilhames, sacos plásticos, garrafas e pneus, entre outros objetos que acumulam água, foram recolhidos durante a ação.
Durante o mutirão, foram encontrados 18 focos do mosquito na área vistoriada. Mereceu atenção maior um lote vago, no Bairro Cidade Jardim, onde foram recolhidas 10 toneladas de resíduos.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, os mutirões intersetoriais de combate ao Aedes aegypti agora têm um cronograma fixo nas nove regiões da cidade. Na Região Centro-Sul, o trabalho será feito sempre às sextas-feiras.