Último antes do carnaval, este sábado promete muita folia pelas ruas de BH, com blocos em diversas partes da cidade, e embalo para todos os gostos e idades. Vale lembrar que, independentemente da programação mais procurada, pela cidade já começam os diversos bloquinhos pelos bairros, com organização local.
MOLE Cumprindo uma tradição de 41 anos, o bloco Banda Mole agita o pré-carnaval em Belo Horizonte. Com o tema 'Banda Mole - 41 anos, sem crise', o bloco promete muita animação neste sábado, das 13h às 22h.
O tema, segundo os organizadores, mantém a característica de sátira, com descontração e humor, este ano ressaltando o momento político pelo qual o país atravessa. Ampliando a animação, a festa conta com a presença da tradicional bandinha formada majoritariamente por músicos da Charanga do Bororó, que interpretarão antigas marchinhas de carnaval.
O desfile, que ano passado recebeu cerca de 40 mil pessoas, será realizado na Avenida Afonso Pena entre as ruas da Bahia e Guajajaras, no Centro de Belo Horizonte.
Desde 2011, os criadores da Banda Mole contam com a equipe da Cria Cultura, especializada em eventos e projetos culturais de médio e grande porte, o que deu outro tom à banda, com aperfeiçoamento da infraestrutura e a programação musical passou a contar com a participação de artistas locais e nacionais de vários estilos. Este ano a festa conta com apresentações das bandas Bloco Afroreggae (RJ), Bloconejo (RJ), Zé da Guiomar e Meu Rei, que se revezarão em um trio elétrico.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVAL E PRÉ-CARNAVAL DE BELO HORIZONTE
Um palco será montado e nele, além das apresentações da Charanga do Bororó e do Concurso do Lobo Mau 269 Chilli Pepper, haverá o Baile do Queixinho - conjunto musical que originou-se da escola de samba de rua Unidos do Samba Queixinho Underground Baticum.
A Banda Mole foi fundada em 1975 por um grupo de rapazes egressos do bloco carnavalesco, “Leões da Lagoinha”, a “República Independente da Banda Mole”, associação lítera-etílica-carnavalesca sem fins lucrativos. Tinha como principal finalidade resgatar os velhos carnavais com desfiles populares em via pública, que deveriam ter as características de gratuidade, animação, crítica político-social e liberdade nas fantasias e trajes a serem usados no cortejo.
No primeiro desfile, a Banda Mole saiu com aproximadamente 100 pessoas animadas por uma banda de chão e instrumentos de sopro de 10 elementos. Com o passar dos anos, o desfile foi crescendo, chegando a levar às ruas, em 1995, mais de 100 mil pessoas animadas por vários trios elétricos entre os quais a banda baiana Araketu, grande atração nacional da época. O desfile, originalmente na Rua da Bahia, teve, 10 dez anos, o trajeto transferido para a Avenida Afonso Pena.
PROGRAMAÇÃO
das 13h às 16h – Concentração com os trios parados e shows;
das 16h às 17h – Bandinha da Banda Mole faz o percurso na avenida;
das 17h às 21h45 – Circulação Oval dos Trios pela Afonso Pena com os blocos Afroreggae e Bloconejo, Meu Rei, Zé da Guiomar, Jonny Zé, Baile do Queixinho e Charanga do Bororó.
22h - Encerramento.
Informações: (31) 3284-0709.
VACA O Mamá na Vaca este ano muda o local de concentração, saindo da Vila Estrela, no Morro do Papagaio. A concentração será às 11h no Apertadinho´s Bar, que fica na Rua São João Nepomuceno, 35, Vila Estrela. De lá, o bloco parte em direção ao Largo do Iraquiano, na Rua Santo Antônio do Monte, e depois desce até a famosa vaquinha do Bairro Santo Antônio.
SANTO Também confirmado para este sábado, o Santo Bando agita a Rua Paulo Afonso, 884, no Bairro Santo Antônio, região Centro-Sul da capital, a partir das 14h.
BOLINHAS Para a criançada, uma das opções é o Carnasambinha 2016, das 10h às 14h, em frente à Ora bolinhas, que faz um pré-carnaval para a meninada, que já virou tradição. Além obviamente de muita música, o evento conta com oficinas de máscaras, intervenção com palhaços, concurso de fantasia, pintura facial, cabine interativa e outros atrativos que encantam os pequenos sambistas. O bloco anima a festa na Rua Raul Pompéia, entre a Avenida do Contorno e Rua Major Lopes, no Bairro São Pedro, região Centro-Sul.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CARNAVAL E PRÉ-CARNAVAL DE BELO HORIZONTE
MARCHINHAS Também neste sábado, às 19h, no Mercado Distrital do Cruzeiro, será realizada a finalíssima do V Concurso de Marchinhas Mestre Jonas.
.