As cidades mineiras continuam sofrendo com os problemas causados com a chuva. Subiu para 15 o número de cidades que decretaram situação de emergência ou calamidade por causa dos estragos. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), divulgado neste sábado, 3.079 pessoas ficaram desalojados e outras 316 desabrigadas.
Em apenas 24 horas, três cidades entraram para a lista da Defesa Civil. Água Boa, na Região do Rio Doce, Congonhal, no Sul de Minas Gerais, e Morro do Pilar, na Região Central do Estado. Os municípios alegaram no pedido que os estragos foram provocados pelas chuvas intensas e também por deslizamentos. Outras 41 comunidades foram atingidas por eventos adversos, mas não precisaram pedir ajuda ao Governo Estadual.
Segundo a Cedec, 1.064 casas foram danificadas pelos temporais e outras sete foram totalmente destruídas. Outras 20 pontes sofreram avarias e uma foi destruída. A temporada chuvosa 2015/2016 já contabiliza duas mortes. Flávio Soares de Oliveira, de 37 anos, foi atingido por um raio quando caminhava com um grupo de pessoas na Serra do Rola-Moça, em 1º de janeiro. O laudo de necrópsia sobre a morte do rapaz foi entregue ao órgão na última segunda-feira. A outra vítima é Antônio Luiz Alves Júnior, de 30, que foi arrastado pela enxurrada em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais.
O número de cidades em emergência deve aumentar nos próximos dias. Entre os municípios que já pediram ajuda ao Governo Estadual está Barbacena, na Região Central de Minas Gerais. O prefeito Toninho Andrada (PSDB) decretou situação de emergência na quinta-feira, mas ainda não foi homologado pela Cedec. Pelo menos 70% da cidade está sem abastecimento de água. Comunidades rurais ainda seguem isoladas, segundo a Defesa Civil. Um corpo encontrado em um córrego do município pode ser mais uma vítima do período chuvoso. A Polícia Civil ainda investigada a morte.
Pelo menos outras quatro cidades já decretaram situação de emergência, mas ainda não foram incluídas na lista. Entre elas estão Santa Bárbara do Tugúrio, Santos Dumont, Piau e Sabinópolis.