Depois de dois anos de estiagem que levou os municípios mineiros a economizarem água, moradores de Barbacena, na Região Central de Minas Gerais, voltam a sofrer com a falta de recurso. A estação de tratamento da cidade foi inundada por causa de um temporal que atingiu a cidade na última semana. Por causa disso, o abastecimento está cortado há cinco dias. O Serviço de Água e Saneamento (SAS) da cidade é afirmou que conseguiu voltar com apenas 40% do sistema. Informou, ainda, que até o fim de semana a situação será normalizada.
O temporal provocou quedas de árvores e pontes, além de alagamentos. Um homem encontrado morto dentro de um rio pode ter sido uma vítima do período chuvoso. Cidade decretou situação de emergência.
Os quatro sistemas de bombeamento já foram levados para a manutenção. “Os nossos servidores estão trabalhando na limpeza da captação. Hoje, vamos ter o retorno da empresa que está fazendo a secagem dos motores dos equipamentos. Ela vai nos passar a previsão de quando estará pronta. Tudo indica que amanhã de manhã vamos começar a montagem”, explica o vice-diretor do SAS, Odair Ferreira.
Nesta segunda-feira, um equipamento foi montado e, com isso, uma pequena parte do abastecimento foi restabelecida. “Durante o fim de semana, vários procedimentos foram feitos, o que possibilitou um aumento de mais 20% do volume captado. O SAS informa que, desde a manhã, desta segunda-feira já opera com 40% de seu Sistema”, disse a empresa em nota. A previsão é de que, até o próximo fim de semana, o sistema de bombeamento de água bruta da captação do Rio das Mortes esteja com seu funcionamento em 100%.
No distrito de Correio de Almeida a situação já está normalizada. “Trocamos a tubulação e normalizou. Mas, na área Central e em vários bairros de Barbacena os moradores estão sem água.