Proprietários de veículos já podem fazer consulta às informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo celular.
Para isto, o usuário deve ir à seção “Veículos e Condutores” e pedir a opção ‘”Consulta IPVA”. A partir do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), torna-se possível verificar dados como marca/modelo do veículo, placa, município, além de informações sobre a situação do seguro (pago ou não), situação do veículo e data de licenciamento. No caso de pagamento parcelado, o usuário pode clicar, mais abaixo, no ano de 2016, e conferir as datas e valores do parcelamento.
O serviço está no MG App, aplicativo lançado pelo governo mineiro este ano, que permite o acesso a vários serviços da administração estadual pelo celular. Nas próximas atualizações, a equipe do governo responsável pelo MG App pretende acrescentar mais opções. Está prevista ainda para este mês a entrada da funcionalidade de consulta ao tempo de atendimento dos principais serviços nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
Atualmente, o cidadão já consegue pesquisar a localização, telefones e horário de atendimento das unidades (UAIs, delegacias, escolas) nas cidades mineiras. Em futuras versões, será possível, ainda, o agendamento de serviços das UAIs, como emissão de carteira de identidade, entrada no seguro desemprego, agendamento de doação de sangue, entre outros.
Para o diretor central dos Canais de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião José Rodrigues da Rocha, esse tipo de serviço traz maior rapidez no atendimento. “A realização de um serviço pela web evita que o cidadão tenha que se deslocar até uma unidade para o atendimento presencial.”
O MG App é um aplicativo inédito, lançado pelo governo do estado em 6 de janeiro, com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços estaduais em celulares e outros dispositivos móveis. Além das opções relacionadas a veículos e condutores (Pontuação do Condutor, Processo Administrativo de Trânsito, Situação do Veículo, etc.), estão ativos serviços relacionados à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), como segunda via de contas, histórico de faturamento ou consumo e informe de leitura. O sistema é coordenado pela Seplag e foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Segundo a Secretaria de Comunicação do estado, desde que foi lançado, o MG App já registrou mais de 7,5 mil downloads e instalações nas plataformas Android(5.465) e iOS (2.084) para dispositivos móveis. Além disso, a ferramenta está agora disponível para o sistema Windows Phone.