Nessa quarta-feira, uma das festas mais tradicionais do Sul de Minas também foram canceladas. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com um pedido na Justiça pedindo o cancelamento do Carnaval de Caxambu, o que foi acatado. O órgão afirmou que o município tem atrasado o pagamentos de contratos de fornecedores e do 13º salário de funcionários, não se justificando gastar com o evento que começaria neste sábado, dia 6.
Segundo a liminar deferida por meio do juiz Raphael Ferreira Moreira, a prefeitura local está impedida de destinar verbas públicas às festividades do Carnaval deste ano, com base no inquérito do MP que apurou que a administração pretendia gastar R$ 243.150 com a contratação de artistas, bandas, serviços de bufê ou similares e montagens de estruturas, palcos ou afins para o evento. Em caso de descumprimento, a administração municipal está sujeito ao pagamento de R$ 20 mil diários.
Situação semelhante, aconteceu com Monte Carmelo. O evento na cidade foi cancelado depois que o MPMG entrou com uma recomendação.
Freio na folia
Cidades que já cancelaram o carnaval em 2016
Alpinópolis
Bom Despacho
Cássia
Cláudio
Formiga
Fortaleza de Minas
Lavras
Monte Carmelo
Pará de Minas
São João Batista do Glória
São Tomás de Aquino
Caxambu
Patrocínio
Cidades que vão diminuir a festa
Abaeté
Arcos
Carmo da Mata
Diamantina
Iguatama
Itapeva
Itambé do Mato Dentro
Mariana
Moema
Ouro Preto
Passa Tempo
Prados
Santo Antônio do Rio Abaixo
São João del-Rei
Tiradentes
Visconde do Rio Branco .