De acordo com a empresa, a busca é baseada nos critérios levantados em conjunto com a comunidade e classificados em ordem de importância. São 17 itens apontados pelos moradores de Bento Rodrigues e sete indicações de Paracatu de Baixo. A Samarco estima que os terrenos sejam escolhidos até abril. Feita a escolha, os passos seguintes vão da elaboração, em conjunto, da nova planta urbana de cada distrito até a mudança e o acompanhamento das famílias nas novas moradias.
Ainda segundo as informações da mineradora, o estudo de viabilidade das áreas inclui levantamento sobre a regularização dos documentos referentes ao terreno, além de verificação sobre questões que possam dificultar o licenciamento ambiental, como a presença de campos rupestres e sítios arqueológicos. A Samarco fará simulações de projetos urbanísticos para saber se os terrenos comportam os novos distritos.
Para o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, as negociações estão correndo em um ritmo satisfatório e é possível que a empresa atenda à previsão. "Ouvir a comunidade é o mais importante.
Como adiantado pelo prefeito Duarte Júnior à reportagem do em.com.br, a informação de que alguns terrenos já foram identificados como potencialmente próprios para a reconstrução dos distritos foi confirmada por um dos representantes dos moradores de Bento Rodrigues. José do Nascimento Jesus, o "Zé do Bento", de 70 anos, disse ser muito provável que o local seja definido rapidamente, se passar pelos critérios avaliados pela empresa. "Algumas pessoas já olharam uma área, chamada Lavoura. Muitos do 'Bento' já até trabalharam lá. Tem tudo para dar certo", afirmou sobre o terreno, que fica entre Mariana e Bento Rodrigues, a cerca de 10 quilômetros de onde ficava o distrito..