As prefeituras de Belo Horizonte e de Sabará, na região metropolitana, se unem para fazer mutirões conjuntos contra o Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika. “O mosquito não respeita as fronteiras que definimos para as nossas cidades. Temos que trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos”, disse o secretário regional Nordeste, Ricardo Angelo, durante a reunião realizada com o vice-prefeito de Sabará, Ricardo Antunes, e gerentes das áreas de Limpeza, Zoonoses e Saúde dos municípios de Belo Horizonte e Sabará.
Na reunião, foram definidas as estratégias para um mutirão conjunto previsto para 8 de março, na área de abrangência dos centros de saúde Vila Maria e Marcelo Pontel, ambos localizados na divisa entre a capital e Sabará. “A proposta é promover um grande dia de combate ao mosquito e aproveitar o Dia Internacional da Mulher para conscientizar ainda mais a população sobre os riscos das doenças que têm como vetor o mosquito Aedes aegypti, a dengue, a febre chikungunya e a zika. Técnicos das duas prefeituras estão vistoriando a região para definir, efetivamente, a área a ser coberta pelo mutirão”, informou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
Nesta terça-feira, será realizada mais uma operação conjunta de combate ao mosquito na Região Nordeste. Desta vez, o mutirão será realizado na área de abrangência do Centro de Saúde Capitão Eduardo. Um posto de comando foi montado na Igreja Nossa Senhora Rosa Mística, localizada na Rua José Francisco de Almeida, 13, Bairro Capitão Eduardo. Serão visitados 2.225 imóveis em 49 quarteirões. “A comunidade local está sendo mobilizada e orientada para realizar um pente-fino em seu imóvel e descartar os materiais inservíveis no passeio. Durante o mutirão, 12 caminhões da Limpeza Urbana serão utilizados para recolhimento desse material”, informou a PBH. (Com informações da PBH).