A melhor forma de combate é conhecer a fundo o inimigo e saber usar as armas certas para derrotá-lo. No caso, o inimigo é o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. E a arma é a mesma: não deixar água parada e reservar parte do seu tempo durante a semana para eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito que vem tirando a vida de muita gente.
Na próxima sexta-feira, um simpósio promovido pela Faculdade de Medicina da UFMG vai atualizar profissionais e estudantes da área de saúde sobre o Aedes e as epidemias atuais. Vai mostrar as realidades, possibilidades e ações. As inscrições para acompanhar o evento no salão nobre da faculdade já foram encerradas, mas os interessados poderão assistir às palestras em tempo real pela internet, a partir das 8h, pelo endereço https://medicina.ufmg.br/contraoaedes/.
“O objetivo é atualizar profissionais e estudantes da área da saúde sobre arbovírus e arboviroses emergentes e reemergentes no Brasil, destacando o aumento dos casos de dengue e febre chikungunya e a associação entre zika vírus e microcefalia”, informou a UFMG. O evento é promovido em parceria pela Faculdade de Medicina e pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais.