O forte calor já provoca chuvas isoladas em vários pontos de Belo Horizonte, Contagem e Santa Luzia.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as pacandas são típicas de verão, provocadas por áreas de instabilidade associadas à alta umidade. Por volta das 15h30 desta quinta-feira, a Região Centro-Sul da capital e municípios próximos à Serra do Curral como Nova Lima, Sabará e Contagem estão mais sujeitos às pancadas que, ainda segundo o Inmet, estão acompanhadas de raios e rajadas de vento, porém em intensidade moderada. A tendência é que a chuva caminhe rumo à Região Norte e Pampulha, a partir deste momento. No início da tarde, choveu mais na Região do Barreiro.
Já por volta das 16h, alguns semáforos funcionam em flash. Segundo a BHTrans, na Praça Raul Soares e na Avenida Pedro II, o motivo pode ser uma oscilação de energia. Uma equipe da empresa está nas ruas para verificar a necessidade de monitoramento do trânsito. Também na Avenida do Contorno com Andradas, no Bairro Santa Efigência, motoristas detectam semáforos em flash e reclamam de confusão no trânsito. BHTrans já tomou conhecimento e afirma que equipe que está na rua irá avaliar os locais onde há maior necessidade de controle do tráfego.
De acordo com a Defesa Civil, entre 13h e 16h30, período em que as pancadas foram mais intensas, choveu 43mm na Região Oeste e 40mm no Barreiro. A menor ocorência foi na Pampulha, de 13,2mm.
.