Chove forte em várias regiões de Belo Horizonte e, segundo a Defesa Civil, ainda no começo da noite desta sexta-feira pode haver precipitação de granizo, principalmente nas Regiões Norte e Venda Nova. Já no Belvedere, o que assusta são os raios. Assista aos vídeos.
Na Região Nordeste, o alerta é para ventos fortes. Também chove na Região Centro-Sul.
A Defesa Civil também pede cuidado redobrado a quem estiver passando próximo ao Córrego Ressaca, na Rua Heráclito Mourão, no Bairro Castelo, Região da Pampulha. O local deve ser evitado. Ainda segundo a Defesa Civil, há risco de transbordamento do Córrego Gorduras, na Rua dos Limões, no Bairro Maria Goretti, na Região Nordeste.
Outros locais a serem evitados são a Avenida Vilarinho, onde, segundo a Defesa Civil, também há risco de transbordamento; e as proximidades do Ribeirão do Onça, no Bairro Novo Aarão Reis, na Região Norte.
Nas proximidades de Esmeraldas, na Região Metropolitana, há risco de muitos raios. Também chove forte em Nova Lima e em Sabará, na RMBH. Em Vespasiano, na Rua B, Bairro Nova York, duas pessoas ficaram ilhadas dentro de uma casa. O Corpo de Bombeiros chegou ao local e as vítimas já haviam conseguido sair da residência sem ferimentos.
Também o desabamento do telhado de uma casa na Rua José de Alencar Rogedo, Bairro Minaslândia, Região Norte de Belo Horizonte, atingiu fiação da rede elétrica e o Corpo de Bombeiros foi acionado. Ninguém ficou ferido, mas trânsito está complicado no local.
O trânsito, aliás, está lento em vários pontos da cidade e muitos semáforos funcionam em flash. No Bairro Liberdade, na Pampulha, a queda de uma árvore interdita a Rua Franco Lima com Boa Ventura. Por volta das 19h30, segundo a BHTrans, o trânsito é intenso, com trechos lentos, na Avenida Amazonas, principalmente no sentido bairro, a partir do Expominas. E está retido, e sob chuva, na Via Expressa, próximo ao metrô da Gameleira, no sentido Centro.
Complicação também na BR-381, Km 503, em Betim, no sentido São Paulo. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o tombamento de uma carreta faz com que o trânstio flua apenas em uma faixa. Já é registrado congestionamento de dois quilômetros.
Os Bairros Tupi e Guarani, na Região Norte, São Marcos e São Gabriel, na Região Nordeste, estão parcialmente sem energia no início desta noite. A Cemig informou que equipes já foram enviadas para verificação.
Segundo a Defesa Civil, o volume de precitação de chuvas até as 19h foi maior na Região Nordeste, 54,6mm, e Norte, 52,4mm. O menor índice registrado foi no Barreiro: 0,8mm. Ainda segundo a Defesa Civil, todos os córregos de Belo Horizonte estão com 30% da sua capacidade, à exceção do Ribeirão do Onça, com 73%.