Belo Horizonte volta a ter problemas por causa da chuva neste sábado. O temporal que começou por volta das 15h provocou quedas de galhos e árvores e pontos diferentes da cidade. Em Nova Lima, na Grande BH, uma moradora ficou preso dentro de casa por causa de inundação. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) registrou 24 ocorrências. O órgão emitiu um alerta nesta manhã indicando a possibilidade de pancadas de chuva com acumulado de água entre 30 a 50 milímetros. A precipitação deve ser acompanhada de raios e rajadas de ventos. O aviso vale até o fim da noite.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, logo no início da chuva galhos de árvores caíram na Avenida do Contorno no cruzamento com Rua Cláudio Manoel, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Os militares já fizeram a retirada e liberaram a via. No Bairro Boa Vista, na Região Leste, uma árvore caiu na Rua Marcelino Gomes. Ninguém foi atingido.
Durante a chuva, parte de uma casa em obras desabou na Rua Otaviano Gomes, no Bairro Santa Cruz, na Região Nordeste de Belo Horizonte. Segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), o imóvel corre risco de desabar e atingir imóveis vizinhos. O Corpo de Bombeiros foi ao local para orientar os moradores.
Os militares também atendem a uma ocorrência em Nova Lima. Uma moradora da Rua Padre Couto, no Bairro Retiro, solicitou ajuda por causa de inundação nas proximidades da residência dela, o que a impede de sair. Duas viaturas estão seguindo para o local.
Neste sábado, foram registradas 23 ocorrências por causa da chuva, segundo a Defesa Civil. A maioria delas foi o desabamento parcial de muro. Também teve registro de alagamento, deslizamentos de encosta, erosão, aparecimento de trincas.
Por meio das redes sociais, os moradores comentaram a chegada da chuva. “Virou mania em BH cair uma chuva forte do nada”, afirmou Bruno Rodrigues. “Começou as chuva doida de BH”, disse Ju Monteiro. “Aqui em Contagem tem nada de chuva. Aff (Sic.) esse povo de BH”, reclamou Paloma Lima. “Preparem seus botes e coletes salva-vidas!”, brincou Felipe Nilles.
Esse é o terceiro dia de temporais na capital mineira. Nessa sexta-feira, por causa da chuva, o nível do Córrego Ressaca, na Região da Pampulha, e do Gorduras, no Bairro Maria Goretti, ficou muito alto no início da noite. Também houve risco de transbordamento na Avenida Vilarinho e do Ribeirão no Onça, no Novo Aarão Reis.
No Bairro Minaslândia, o desabamento do telhado de uma casa atingiu fiação da rede elétrica. Também choveu forte em Nova Lima e em Sabará, na RMBH. Em Vespasiano, duas pessoas ficaram ilhadas dentro de uma casa no Bairro Nova York.
Meteorologia
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo instável é provocado pela aproximação de uma frente fria da Região Sudeste do país, que se juntou ao ar quente e úmido. O fenômeno provoca chuvas em formas de pancadas localizadas em Minas Gerias. Os temporais devem atingir as regiões Sul, Sudoeste, Oeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Campo das Vertentes, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, e Rio Doce.