Uma nova tentativa para viabilizar a construção de estacionamentos subterrâneos na capital mineira foi lançada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
O edital foi lançado anteriormente em 2012, mas não teve nenhum interessado. Nesta licitação, a prefeitura informa que adotará a modalidade concorrência pública, a ser julgada pelo critério de maior oferta. Será escolhida a proposta mais vantajosa para “a concessão comum para a delegação da construção, implantação, gestão, manutenção e operação de serviços públicos de estacionamento e infraestruturas correspondentes”.
O edital prevê a criação de 2.324 vagas, que não vão se somar às existentes atualmente na capital mineira.
Os novos estacionamentos serão instalados no Centro, Barro Preto, Praça Afonso Arinos, Área Hospitalar e Savassi. No hipercentro, está prevista a instalação de uma estrutura na Rua Tupinambás, entre avenidas Amazonas e Afonso Pena, e outra na Rua Rio de Janeiro, entre as ruas Caetés e Tupinambás.
No Barro Preto, o estacionamento deve ser criado nas proximidades do Fórum Lafayette, na Rua Ouro Preto, entre Avenida Augusto de Lima e Rua dos Timbiras, e na Rua Guajajaras, entre Rua Ouro Preto e Rua Paracatu. Outra instalação está prevista para a Avenida Álvares Cabral, entre Rua da Bahia e Rua Espirito Santo.
Na Região Hospitalar, o estacionamento deve ser instalado na Avenida Pasteur, entre Avenida Brasil e Rua Padre Rolim, e outros nas ruas Rio Grande do Norte e Padre Rolim, entre Avenida Professor Alfredo Balena e Avenida Pasteur. Na Savassi, ficará na Rua Paraíba, entre avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo, além de outro na Rua Antônio de Albuquerque, entre ruas Paraíba e Rio Grande do Norte.