Obra revela pintura barroca em igreja de Mariana

Atribuído inicialmente ao filho do Mestre Ataíde, ornamento foi descoberto sob camadas de tinta branca, durante o restauro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Gustavo Werneck
A pintura foi localizada no fundo do camarim do altar e já mostra um anjo segurando uma guirlanda de flores - Foto: Douglas Couto/Prefeitura de Mariana
Descoberta preciosa sob camadas de tinta branca. São apenas dois meses de obra e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana, na Região Central, já apresenta uma bela surpresa: restauradores encontraram, escondida num altar lateral, uma pintura atribuída, inicialmente, a Francisco de Assis Pacífico da Conceição, filho de Manuel da Costa Ataíde (1762-1830), o Mestre Ataíde, expoente das artes no período colonial. Segundo o restaurador Adriano Ramos, do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), instituição responsável pelo restauro dos bens artísticos do templo barroco, o ornamento ocupa cerca de dois metros quadrados, estando visíveis, por enquanto, um anjo e parte de outro, segurando uma guirlanda de flores.

Erguida pelos escravos em 1752, a Igreja do Rosário tem altares esculpidos pelo português Francisco Vieira Servas (1720-1811) e o forro da capela-mor de autoria do Mestre Ataíde. Trata-se da primeira, em Mariana, a ser contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. De acordo com informações da Prefeitura de Mariana, contratadora dos serviços a partir do repasse de R$ 1,6 milhão (para os elementos artísticos) do governo federal, via Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra deve durar 18 meses, contando ainda com a implantação no local do Museu Vieira Servas.

OUTRO LADO A pintura, localizada no fundo do camarim do altar, no qual fica a imagem de um santo, foi encontrada durante a intervenção nos elementos artísticos do altar de Santa Efigênia, localizado do lado esquerdo de quem entra na nave. Ao remover a tinta branca, a equipe se deparou com o anjo segurando a coroa de flores. De acordo com o técnico da equipe de restauração, Mayco Ferreira Gomes, “ninguém imaginava que encontraria uma figura debaixo da tinta. Pensávamos que havia apenas uma guirlanda de flores”.
O especialista Adriano Reis informa que a pintura do século 19 está bem conservada e que o filho do Mestre Ataíde era um dos principais ajudantes dele.

Adriano Reis está certo de que no camarim do outro altar lateral, portanto, à direita de quem entra na nave, a tinta encobre outra pintura. Ele explica que os ornamentos podem ter sido encobertos por grossas camadas de tinta em alguma reforma ocorrida possivelmente no início do século passado. “Antigamente, quando eram identificados estragos numa obra da igreja e ninguém sabia resolver ou restaurar o problema, era comum encobrir a pintura com tinta branca”, explica o especialista em conservação e restauração.

A restauração da Igreja do Rosário, com a implantação do Museu Vieira Servas, começou em 4 de janeiro. “A obra é um marco na história de nossa cidade, que ruma para a comemoração dos 320 anos. Gostaria de ressaltar que, mesmo com os serviços em andamento, a comunidade vai poder continuar assistindo à missa na igreja, pois, no primeiro momento, a intervenção contempla os elementos artísticos”, afirma o prefeito Duarte Junior.

RECURSOS Dos oito municípios mineiros inscritos no programa do governo federal, Mariana foi o que garantiu o maior volume de recursos: R$ 67 milhões, com 15 ações aprovadas, entre elas, a restauração da Catedral da Sé, iniciada em 14 de fevereiro, e da igreja de São Francisco de Assis, que aguarda liberação de recurso..