Belo Horizonte tem, agora, 165 detectores de avanço de semáforo. Nesta quinta-feira, três novos equipamentos entraram em operação na capital. Os aparelhos foram instalados nas faixas exclusivas de ônibus em duas avenidas importantes da cidade: Cristiano Machado e Pedro I. Faixas de pano foram implantadas nos endereços para alertar os motoristas.
Segundo a BHTrans, o objetivo dos detectores de avanço é contribuir para a redução do número de acidentes nos cruzamentos. Os endereços escolhidos levam em consideração os elevados índices de batidas de trânsito e onde os riscos aos usuários se mostram iminentes, principalmente em função do desrespeito às fases vermelhas dos semáforos.
Como o aparelho funciona
O sistema é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o foco vermelho. Se o foco estiver amarelo, o detector não é acionado. O motorista deve dar passagem aos veículos em situação de emergência normalmente. O sistema possui recursos que permitem a interpretação de todo o contexto do local fiscalizado.
Os detectores não fiscalizam entre da 0h às 5h. Nesse período, os equipamentos operam apenas para efeito de controle estatístico e avaliação da segurança do trânsito no local.