Outono começa domingo com previsão de chuva acima da média em algumas regiões de MG

A chamada estação de transição entre o verão e o inverno começa na madrugada do próximo domingo e segue até 20 de junho

João Henrique do Vale
Abrlil será o mês mais chuvoso, segundo o hidrometeorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Diferente dos últimos anos, o outono deverá ser com chuvas acima da média em algumas regiões de Minas Gerais. Mesmo assim, não será com grande volume de água. A chamada estação de transição entre o verão e o inverno começa na madrugada do próximo domingo e segue até 20 de junho. Com o enfraquecimento da influência do El Niño as temperaturas devem ficar acima da média no Noroeste e Oeste de Minas e abaixo no Leste, Sul e Zona da Mata.

A estação vai começar com chuva. “O outono não é caracterizado por ter grandes chuvas. Podemos ter umas chuvinhas até a metade abril, mas não será para resolver problemas nos reservatórios. Na medida que os meses passam, vai secando até chegar no início do inverno bem seco”, explica o hidrometeorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Cemig.
“Em abril, teremos o mês mais chuvoso, mas é em junho que as chuvas ficarão acima da média, lembrando que a média desse mês é baixa”, completou.

Segundo ele, algumas regiões serão mais atingida pelas precipitações. “Estamos esperando entre o Sul de Minas até Vale do Jequitinhonha chuvas um pouco acima da média. Mais para dentro do continente, as precipitações ficarão mais abaixo da média”, disse o hidrometeorologista.

Como característica, a estação provoca quedas de temperatura com a passagem de frentes frias. Além disso, ao longo do outono a atmosfera torna-se mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho. Aumentam a probabilidade de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado. “ No final de maio e junho, principalmente, o tempo fica bem seco. Nessas épocas, as pessoas devem sempre se hidratar e evitar fazer exercícios em locais abertos. Também devemos ter cuidado com a inversão térmica no final do outono, que torna a qualidade do ar baixa, pois os poluentes ficam próximos da superfície”, afirma Arthur Chaves. .