O major Célio Cesar dos Santos, subcomandante do 12º Batalhão, explicou que Provenzani estava sentado em uma mesa posicionada na calçada de um bar, na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, no Centro de Passos, com a filha, o namorado dela, e mais dois amigos. "O assaltante chegou pegando o celular da filha e anunciando o assalto. As pessoas que estavam na mesa levantaram as mãos, mas ele se levantou e foi para cima do bandido", afirma o major. As imagens mostram, inclusive, que um amigo de Denis tentou impedir que ele se aproximasse do assaltante, o que não foi possível.
Nesse momento, o criminoso disparou três vezes e fugiu com o apoio de um segundo assaltante que dava cobertura em uma motocicleta, conforme a versão apresentada pela Polícia Militar. Um dos tiros pegou no rosto do advogado, de acordo com a PM. Um médico que estava na região prestou os primeiros socorros e o advogado foi socorrido ainda com vida pelo Corpo de Bombeiros. Porém, ele morreu na Santa Casa de Misericórdia de Passos.
Militares e policiais civis fazem rastreamento na cidade para encontrar os suspeitos. Segundo a PM, o atirador estava vestindo um moletom vermelho e demonstrava ser canhoto pelo jeito que segurava a arma.
A OAB/MG emitiu uma nota em que lamenta "com extremo pesar" a morte do presidente da 51ª subseção Passos. O velório acontece na funerária São Vicente de Paula e o enterro está marcado para às 13h30 no Cemitério Senhor Bom Jesus dos Passos. "A presidente em exercício da OAB/MG, Helena Delamonica, consternada, está a caminho de Passos, acompanhada do conselheiro nato da Ordem mineira, Raimundo Cândido Júnior, para prestar solidariedade à família do advogado", diz o texto.
Denis Provenzani é membro da OAB desde 1990 e foi reeleito para a presidência da subseção em novembro do ano passado com 100% dos votos.