O tema desse ano da Festa de São José é "Dignidade sim, Desemprego não!", chamando a atenção para a grave crise econômica e política que vem desestruturando as famílias. O padre Nelson Antônio Linhares, pároco da Igreja São José, disse neste sábado que é um tempo especial de fortalecer a fé para enfrentar os desafios da vida. “Celebrar a festa de São José é contemplar a vida de um homem justo e trabalhador, homem que defende a vida e protege a família”, disse o religioso.
Padre Nelson explicou que o santo padroeiro das famílias e dos trabalhadores nos ensina a acolher a vontade de Deus, vivendo a humildade e a fé. “São José é modelo de dedicação ao trabalho e inspiração para que todo trabalhador tenha seus direitos sociais e sua dignidade respeitados”, ressalta ele. No fim da missa das 8h, o religioso abençoou muitas carteiras de trabalhos.
A estudante Gabriela Luiza Batista, de 20, levou a carteira de trabalho para a missa das 8h, para pedir intervenção de São José e conseguir um emprego. A costureira Neli Camilo Alcântara, 67, foi fazer orações ao santo de devoção para se livrar de uma dor no braço.
No intervalo das missas, os fiéis podem aproveitar os quitutes que estão sendo vendidos nas barracas montadas no pátio da igreja e ainda cuidar da saúde. Profissionais voluntários de uma rede de drogarias da capital estão aferindo a pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol.
Restauração
Outro destaque da programação da festa do padroeiro dos trabalhadores e da família é a Campanha São José é 10. Fiéis são convocados para ajudarem no restauro e recuperação da Igreja. A proposta, além de participar, é também compreender a importância da preservação de um patrimônio histórico e cultural da cidade.
Programação
Missas festivas: 12h, 14h, 16 e 18h
Missa solene (celebrada pela Comunidade Redentorista, em louvor a São José): 20h.