A combinação de álcool e direção terminou em detenção para 12 motoristas flagrados em mais uma blitz da Lei Seca realizada entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado em Belo Horizonte. Os condutores foram abordados em cercos montados nas avenidas Nossa Senhora do Carmo e Raja Gabaglia, na Região Centro-Sul, e no Anel Rodoviário da capital, próximo à entrada do Bairro Buritis, na Região Oeste da cidade. Segundo o balanço final da operação, mais de 160 veículos foram abordados em oito horas de blitz.
No Anel Rodoviário, onde cinco foram detidos, a polícia usou lombadas móveis para reduzir a velocidade. No entanto, como os trabalhos aconteceram em um trecho plano, não houve dificuldades em garantir a parada dos veículos. Segundo o tenente-coronel Ledwan Cotta, comandante do BPMRv, a ligação do setor sul do Anel – reconhecido pelo volume de bares, boates e afins – com os demais bairros da cidade, e o fato da via ser de trânsito rápido, aumentam a importância das operações. "Os ingredientes poderiam se misturar, como bebidas alcoólicas, carros e velocidade. Dessa forma, as operações naquele ambiente são muito importantes para a interceptação de possíveis infratores", diz o militar.
Segundo a superintendente de Integração e Promoção da Qualidade Operacional do Sistema de Defesa Social, Roberta Correia Lima, 22 motoristas se recusaram a realizar o teste do bafômetro durante a operação conjunta pela cidade. Também foram retidos 28 automóveis e outros 11 foram removidos para o pátio do Detran. Além dos motoristas detidos por embriaguez, cinco pessoas foram conduzidas para a delegacia por outras infrações de trânsito. O detalhamento das ocorrências será divulgado somente na segunda-feira. .