Quem pretende viajar no feriado prolongado da semana santa deverá se preparar para a chuva nos principais destinos turísticos. De acordo com TempoClima PUC Minas, a previsão é de precipitações nas cidades históricas, como Mariana, Ouro Preto e São João Del Rei, a partir de quinta-feira. O indicativo também é para praias do Rio de Janeiro e Espírito Santo. As chuvas são em decorrência da chegada no estado de uma massa de ar frio que, nesse período, são mais frequentes.
As preciptações marcam a transição entre as estações e contribuem com a mudança da temperatura. O outono começou à 1h30 de domingo e deverá ter temperaturas abaixo da média histórica para o período. “Será mais frio do que o ano passado em função do enfraquecimento do El Niño”, afirma o meteorologista Heriberto dos Anjos. Ele lembra que a transição de uma estação para outra não ocorre de imediato. “A transição é gradativa e vem acompanhada de chuva e queda na temperatura.”
Em Belo Horizonte, a temperatura mínima deverá variar de 13°C a 17°C. “No final do outono a temperatura ficará abaixo da média histórica para o período. O inverno será bem mais rigoroso”, diz Heriberto. Com a chegada do outono, as chuvas também se reduzem. Enquanto em março, a média será de 163,5 milímetros, em abril cairá para 61 mm. “Uma queda de 100 mm na média climatológica.” A chegada da estação também é marcada pelo equinócio de outono no hemisfério sul.
A palavra equinócio, aequinoctium, vem do latim aequus que significa igual e nox que quer dizer noite. Em uma tradução literal significa noites iguais. No equinócio, o número de horas do dia é igual ao número de horas da noite. “No equinócio, o eixo de inclinação da Terra está mais próximo do sistema solar. É a transição entre verão e outono”, conclui Heriberto.