Belo Horizonte registra 16.635 pessoas infectadas pela dengue este ano, conforme balanço divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Os casos confirmados representam 25% do total de notificações, sendo que os descartados, 5.163, apenas 7%. O restante, 44.456, está sob investigação. Nove pessoas morreram contaminadas pela doença.
O zika vírus, que assim como a dengue tem o mosquito Aedes aegypti como vetor, já soma 579 notificações de suspeita da doença em unidades de saúde da capital este ano. Foram confirmados 20 casos e descartados 27. A regional com o maior número de zika é a Norte, com (142) ocorrências, seguida pelas regionais Pampulha (106) e Noroeste (88).
A SMSA informou ainda a notificação de 26 casos de microcefalia para investigar a associação com o zika vírus em recém-nascidos, em BH. Desses, 14 casos são de residentes da capital, sendo que quatro foram descartados e os outros 10 permanecem em investigação. Doze casos são de residentes de outros municípios.