O temporal começou por volta das 3h. Segundo a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Belo Horizonte (Comdec), até as 6h o maior acumulado de chuva foi registrado na regional Norte, com 53 milímetros. Logo em seguida, vem a região Nordeste da capital, com 47 milímetros. Na regional Noroeste, choveu 43,6 milímetros. Nesta manhã, a Defesa Civil emitiu alerta de chuva, com raios e ventos em torno de 50 quilômetros por hora, válido até as 8h de sexta-feira.
A chuva veio acompanhada de descargas elétricas. Moradores da região da Pampulha relatam que houve alagamento no Bairro Santa Terezinha por conta do transbordamento do Córrego Sarandi. O vídeo do internauta Paulo Souza mosttra o alagamento na Avenida Professor Clóvis Salgado.
Segundo a BHTrans, uma árvore caiu na Avenida José Cândido da Silveira, esquina com Rua Beatriz Ranieri, no Bairro Santa Inês, Região Leste da capital. O trânsito foi interrompido.
Semáforos em flash também prejudicam o trânsito em diversos cruzamentos da capital. Conforme a empresa de trânsito, os problemas estão na Avenida Pedro I com Cristiano Guimarães, em Venda Nova, Avenida Antônio Carlos com Alcobaça, Bairro Liberdade; Na Rua Almirante Alexandrino com Herculano de Freitas; Avenida Antônio Carlos com a Abrahão Caram, Avenida Cristiano Machado com Avenida Vilarinho, em Venda Nova; Avenida Raja Gabaglia com Praça Marcelo Gois Menecucci, no Belvedere. Também há semáforos em flash na Avenida Francisco Sá com Bernardino de Lima, Rua Padre Pedro Pinto esquina com Rua Cascalheira, e na Avenida Presidente Antonio Carlos em frente ao Pampulha Mall.