Casos de zika disparam em Minas e 779 pessoas são confirmadas com a doença

Aumento foi de 7.690% em uma semana. Crescimento se deve, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a novo critério de constatação do contágio

João Henrique do Vale
Os casos de zika em Minas Gerais dispararam em uma semana.
Em apenas sete dias, saltaram de 10 confirmações para 779, aumento de 7.690%. O crescimento se dá, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por causa da circulação do vírus nos municípios mineiros. Com isso, os casos estão sendo incluídos no balanço por avaliação clínica e não por resultado laboratorial, segundo definições do Ministério da Saúde. Também foi confirmada mais uma morte por dengue, em um total que já chega a 30 neste ano.

O número de casos de zika em Minas Gerais pode ser ainda maior. Isso porque ainda estão sendo investigadas outras 4.814 notificações. O número de gestantes que foram confirmadas com a doença também aumentou em 36,7% em uma semana.
Na última terça-feira, eram 79 grávidas e hoje são 108. Outras 304 suspeitas ainda estão sendo apuradas.

O município com o maior número de gestantes com zika é Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais, com 15 casos. Em seguida vem Ipatinga, no Vale do Aço, com 13; Montes Claros, no Norte de Minas, e Belo Horizonte, com 12; e Coronel Fabriciano, com 10. Em relação ao protocolo de monitoramento da microcefalia, 76 casos suspeitos estão sendo investigados.

A preocupação das autoridades se estende à dengue. Em uma semana, o número de casos prováveis da doença subiu 15,7%, passando de 217.110 para 251.315. Já foram confirmadas 30 mortes pela doença e outras 125 seguem sendo investigadas. Em 2016, Juiz de Fora, na Zona da Mata, confirmou oito mortes causados pela dengue. A SES confirma seis mortes em Belo Horizonte. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) da capital confirmou nove óbitos na última sexta-feira.

Chikungunya O estado confirmou oito casos da doença. Destes, cinco são residentes de Belo Horizonte, Santa Vitória, Limeira do Oeste, Nanuque e Água Cumprida.
Os pacientes contraíram a enfermidade na Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Outros 168 casos seguem sendo investigados..